segunda-feira, 4 de julho de 2011

País de Gales –Wales – Cymru Part. I

Nosso destino nesse final de semana foi Cardiff, a capital do País de Gales. Ela é a capital mais nova da Europa, e pelas inúmeras áreas verdes, como jardins e parques, está entre as cidades mais verdes do Reino Unido. Com um número total de 321.000 habitantes, a língua principal é o Welsh (Galês) e também o inglês. Por esta razão as placas, nomes de estabelecimentos, informativos e etc, são escritos nos dois idiomas. Os romanos construíram muitos fortes em Gales, que deixaram lá marcas históricas e culturais. E foi atrás destas riquezas culturais que partimos na sexta-feira (1º de julho) na companhia de nossos amigos Firas e Liz, rumo à Wales. Viagem rápida de 1h apenas, e na chegada já nos deparamos com a beleza do expressivo e centralizado Cardiff Castle. Mas como já era final de tarde, nosso objetivo era achar algum lugar para comer e encontrar a nossa acomodação. Nosso hotel ficava à 5 min de caminhada do Castle Coch, localizado em um vilarejo ao norte de Cardiff, conhecido como Tongwynlais (e este nome foi um dos desafios de nossa viagem, pois nem a Liz que é americana, não conseguia pronunciar corretamente o nome).  Saímos no sábado pela manhã animados e ávidos para conhecer o Castelo da bela adormecida (como também é conhecido o Castle Coch), devido as suas formas e por estar em uma bela colina. O lugar é lindo, a caminhada até chegar ao castelo é feita por um bosque, com esquilos correndo por todos os lados, flores e árvores encantadoras... Respirei bem fundo para inspirar todo aquele ar puro e absorver toda aquela beleza... me senti num conto de fadas! rsrs
Castle Coch
O castelo foi construído em 1870 sobre as ruínas de outro castelo do século XIII, pelo Marquês de Bute, um homem extremamente rico pelo crescimento industrial no sul do País de Gales  e um antiquário obsessivo, com fama de ser o homem mais rico do mundo, o qual também era dono do Cardiff Castle. No interior do castelo pudemos apreciar algumas peças antigas da família Bute, na cozinha e nos quartos. Mas o que mais chamou a atenção foi realmente o quarto da Lady Bute, que ficava em uma das torres do castelo. As paredes com pinturas de aves, macacos e romãs, o teto revestido com ouro, a cama era em estilo medieval com bolas de cristal nas extremidades, e tinha vista para todos os lados do castelo, com direito a sacada... Eu ficaria com esse quarto pra mim, facinho, facinho!!!hehe. Enquanto olhávamos os souvenirs, ficamos sabendo por um galês que havia outro castelo que adoraríamos conhecer, o Caerphilly Castle, situado em uma cidadezinha próxima, nada mais que 15 min da onde estávamos, também chamada como Caerphilly. Lá fomos nós rumo ao nosso próximo castelo. Antes resolvemos almoçar ali mesmo por Tongwynlais em um tradicional pub galês (um Welsh Pub). Os meninos realmente amaram o lugar, tanto pela comida como pela bebida. Eu me dei um pouco mal na minha escolha do almoço, não quis inovar e resolvi pedir um hambúrguer, mas estava muito apimentado. Tudo bem, valeu a experiência.
Caerphilly Castle
O castelo de Caerphilly é um dos grandes castelos medievais, construído entre 1268 e 1271 por um dos mais poderosos e ambiciosos Barões, Gilbert de Clair, senhor de Glamorgan. É o maior castelo do País de Gales e o segundo maior da Grã-Bretanha, depois de Windsor. Dizem que por ser rodeado por águas, era um castelo de defesa, uma obra-prima revolucionária de planejamento militar. Depois de passar por vários períodos de deterioração durante ataques galêses em 1294-5 e 1316, em 1326-1327 na guerra entre Edward II e a rainha Isabella, e final do séc. XVI quando concederam a Thomas Lewis de Van o direito de usar o que restava do castelo como moradia (o que acelerou a sua destruição). Durante a guerra civil foi inutilizado e então no séc. XIX, graças à visionária família Bute, foi restaurado e mantém-se em bom estado até hoje. Acho que temos muito a agradecer a família Bute, pois se eles não tivessem tanto dinheiro e tanta vontade de manter preservadas as belezas do país, talvez hoje não teríamos tantas histórias para contar. O castelo realmente é enorme, e ao percorrer o seu interior podemos imaginar os acontecimentos por ali. Hoje não restaram mobílias deste castelo, mas restam em seus corredores, torres, pontes, e pátio a HISTÓRIA!!! E precisa mais que isso??!! Foi incrível poder percorrer por aqueles interiores e aprender um pouco sobre tudo isso. E saber que pessoas viveram naquele lugar há séculos e séculos, e que guerrearam por seus ideais (coisas que vemos em filmes)... AWESOME!!!
Nossa viagem não acaba por aqui, esse foi apenas nosso primeiro dia em Cardiff. Voltamos para o hotel com nossa bagagem cultural repleta, e precisávamos recarregar as baterias...
No próximo post, falarei sobre nosso segundo dia em Cardiff.
Eich gweld yn!!! (See you in Welsh language)
 Mais fotinhos:

Chegada em Wales

Estação de Trem

Esse é o caminho, Tongwynlais...

Placa avisando sobre o novo trajeto da rua, em inglês e em Welsh

Rumo ao Castelo Coch

De longe já avistamos o Castelo da bela adormecida

Subindo a colina

Alexandre, Firas e Liz mostrando como funcionava o sistema de grades do Castelo...hehe

O quarto da Lady Bute

Detalhes do teto em ouro
The Lewis Arms - Pub

Caerphilly Castle

Finalizando o dia jantando com a vista do castelo.