quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Lucca

Como prometi, estou de volta e agora para falar um pouco sobre Lucca.
Conhecida como uma província da Itália, possui em média 373.000 habitantes e faz fronteira ao sul com Pisa. É uma cidade aconchegante, bonita e preserva muito da sua história, como as suas impressionantes muralhas do renascimento (1504-1645) que cercam a cidade, mantendo intacto o seu núcleo urbano antigo e conservada instalação medieval. As muralhas possuem 5km de comprimento e 12 metros de altura sobre o nível da cidade, e hoje serve como caminho de passeio sobre o alto do teto das casas (o que permite um modo único de ver e conhecer a cidade). Assim como Pisa, também tem suas instalações urbanas com travessas e ruazinhas muito estreitas, onde podemos chegar às praças e torres que nos reservam ainda um visual mais bonito das muralhas e de toda a cidade.
Lucca tem muitos lugares pra visitar e muitos restaurantes para degustar um bom prato italiano. O que mais gostamos lá foi que nos sentimos seguros ao caminhar pelas ruas, mesmo tarde da noite havia sempre famílias com crianças passeando, ou até mesmo pessoas com laptop em plena praça do centro sem preocupação alguma, e isso já eram 23hs ou até mesmo meia noite.
Estivemos por 3 dias em Lucca, e estes foram muito bem aproveitados. No primeiro dia fomos ao Summer Lucca Festival, que aconteceu entre 1 e 24 de julho na Piazza Napoleone. Já tínhamos comprado antecipadamente os tickets para assistir BB king e Joe Cocker. Também tínhamos comprado tickets para o show da Amy Winehouse, mas foi cancelado algumas semanas depois (após aquele show deprimente em Belgrado). Perdemos de ver a última apresentação da Amy... Masssss BB King e Joe Cocker arrasaram!!! BB King já com seus 85 anos, tocou algumas músicas e conversou com o público, até que foi bom, considerando a idade dele. Porém, para fechar com chave de ouro, Joe Cocker com seus 67 anos de idade fez uma performance pra deixar qualquer um no chinelo... Foi demais!!! Destaque para: “You are so beautiful”, “With a Little Help from my Friends”, “You can leave your hat on”, entre outras muitas.
No segundo dia saímos para conhecer a cidade, passamos pela majestosa Porta Elisa e adentramos ao mundo de preservação histórica. Fomos ao Duomo San martino, onde se guarda uns dos maiores tesouros de Lucca. O Volto Santo ou a Sagrada Face, crucifixo que (diz a lenda) depois de estar enterrado durante séculos, chegou miraculosamente às costas italianas em um barco não tripulado. A tradição antiga atribui a elaboração deste crucifixo a Nicodemos. Não se sabe se Nicodemos pediu a Deus iluminação sobrenatural para ajuda-lo a modelar as feições sagradas de Cristo, seu Bem-Amado, ou se um anjo ajudou-o na execução. Bem, o crucifixo é imenso e deve medir 1metro de altura ou mais. Vale a pena ver de perto. Depois fomos ao Battistero, porém não pagamos para entrar, pois de onde estávamos dava pra ver o suficiente, mas se você deseja entrar e percorrer o battistero é só 4 Euros. Pelo caminho encontramos várias feiras de antiguidades espelhadas pelas praças da cidade, muitas coisas interessantes para se levar de recordação. Continuando nosso roteiro do dia fomos até a Torre delle Ore ou Clock Tower, é a ponto mais alto da cidade, onde em 1390 foi instalado o primeiro relógio. E as horas são marcadas com estilo romano. Possui 207 degraus de madeira para chegar até seu topo, e posso dizer que muitos deles são os originais, adrenalina a mil...hehehe... Ao chegar no topo, além de observar os telhados, montanhas e a torre guinigi, pode-se observar a corda manual do relógio do século XVIII, é um dos exemplares mais interessantes e ainda em funcionamento na Europa. O visual realmente é incrível de cima da torre, e vale muito a pena subir todos os 207 degraus e sentir as pernas tremerem ao olhar para baixo.
Nosso próximo destino foi a Piazza Anfiteatro, uma praça com seu estilo próprio, que no século II serviu como anfiteatro romano, e a cidade acabou se desenvolveu ao seu redor. Existem quatro portas através do qual você pode chegar até o anfiteatro, e estas são as mesmas que uma vez permitiram a entrada de gladiadores no interior do anfiteatro. Hoje a piazza serve de lar para lojinhas de souvenirs, cafés e restaurantes, mantendo uma atmosfera animada com a presença de muitos turistas que procuram aquele lugar para descansar e admirar a bela construção. Foi o que fizemos, tomamos um refresco, pois o dia estava lindo e quente enquanto apreciávamos a beleza histórica do lugar. Conhecemos também a Igreja São Frediano, que fica na Piazza S. Frediano. Nesta igreja está conservado em uma tumba transparente com ouro, o corpo da Freira Zita, para os católicos a padroeira das domésticas. Um tanto estranho, pois dá pra ver o corpo conservado desde 1272, ano em que ela morreu, (e bem conservado!!!). Como todas as igrejas que encontramos na Itália, essa também muito linda, com artes realmente inspiradas. Ainda antes de finalizar o nosso segundo dia alugamos duas bicicletas e fomos fazer a volta por cima das muralhas. Pra mim um dos pontos altos de nossa estadia em Lucca. Foi realmente incrível poder circundar a cidade por cima das muralhas e ver toda a beleza, conservação e limpeza daquele patrimônio histórico.  Fechando com chave de ouro, fomos jantar na Trattoria da Leo, deliciosa comida, vinho, tiramissu e limoncello. Recomendadíssima por nós!!!

Em nossa volto para o Hotel (esse infelizmente não recomendamos, ficamos um pouco decepcionados com o lugar), fomos surpreendidos por um grupo de dança, que saiu de uma das ruazinhas estreitas. Todos vestidos a caráter, com roupa do séc. XVII ou XVIII. Homens e mulheres de mão dadas, sendo que os casais eram em trios, duas mulheres e um homem. Resolvemos segui-los para ver aonde iriam, e foi uma ótima escolha. Se reuniram na Piazza S. Frediano e fizeram várias apresentações lindíssimas, em comemoração aos 150 anos de alguma coisa em Lucca, hehehehe...Não descobrimos o que era, pois era tudo em italiano.
Encerramos nosso segundo dia muito satisfeitos e encantados com Lucca, com certeza recomendamos esta cidade, fiquei com vontade de voltar.
No nosso último dia, um domingo, apenas caminhamos até a estação de trem, pelas muralhas é claro, tínhamos que desfrutar daquele visual mais uma vez.
Nosso próximo destino, FLORENÇA.
Logo estarei de volta contando um pouco desta cidade e o que ela reserva de melhor para os turistas.

Arrivederci,

Chiesa San Michele in Foro

Escadaria da Torre dell Ore

Vista da Torre, lá no fundo a Torre Guinigi

Os sinos que badalam as horas romanas

Uma das portas de entrada da Piazza Anfiteatro

Interior da Piazza Anfiteatro

Voltinha de Bike nas Muralhas

Igreja São Frediano

O corpo da Freira Zita, lembrando que ela morreu em 1272...

Torre Guinigi, famosa por suas árvores, eu disse árvores pois são 7 carvalhos que foram plantados lá em cima.

Apresentação da companhia de dança

Por último, mas não menos bela a Porta San Gervasio do  séc. XVIII, que reserva no seu interior uma pintura maravilhosa.

Dicas:
* Muito cuidado com os affitacamares (acomodações muito comuns na Itália), o que nós escolhemos infelizmente não era bom, pois o quarto tinha cheiro de cigarro impregnado. De resto era bonzinho. Olhe bem os comentários e se puder peça uma referência.
*Restaurante: recomendadíssimo, Trattoria da Leo, perto do Palazzo Pfarner. Site: http://www.trattoriadaleo.it/.
*Em Lucca no verão tem o Summer Lucca Festival, pra quem gosta de bons shows, este festival é uma ótima pedida. Tickets antecipados: http://www.summer-festival.com/.
*Para comer uma boa Foccacia Pizzeria L. Pellegrini, logo atrás San Michelle in Foro. Servem foccacia e pedaços de pizzas deliciosos.
*Para desfrutar de belas paisagens que as muralhas oferecem, nada como uma boa pedalada, alugue sua Bike no Poli Antonio - Biciclette Abbigliamento, fica na Piazza Santa Maria.
*Para comprar vinho, macarrone e azeite de oliva, Lucca é uma cidade muito boa, tem muitas dessas lojinhas  em suas ruelas que vale a pena.