quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Amsterdam

Antes de sairmos do Brasil ficamos pensando como seria nossa vida aqui em Bristol. Agora que já chegamos e vivemos os primeiros meses de adaptação, começamos a pensar como será conhecer novos lugares. Então com a chegada de meus queridos sogros estava na hora de acrescentarmos mais 1 h no nosso fuso horário e começar nossa aventura conhecendo Amsterdam, a capital e maior cidade dos Países Baixos.
Estávamos na maior expectativa, apesar de já termos ido para algumas cidades e países vizinhos, mas agora era diferente, teríamos companheiros de viagem e isso é muito bom, ainda mais sendo da nossa família.
Nossa saída foi dia 29 de agosto, e tínhamos reservado 4 dias para conhecer Amsterdam e se desse tempo, iríamos dar um pulo em Bruxelas. Mas já vou adiantando que não deu tempo, pois Amsterdam é imensa, cheia de atrativos turísticos que conseguiram nos prender a atenção em todos os dias programados.
Amsterdam nos recebeu com sol mas com um ventinho “gostoso”. Beirava uns 18°C, final de tarde.
A aventura já começou ao sairmos do aeroporto, pois tínhamos que decidir como chegar até nosso hotel. Como eu havia lido e pesquisado antes da viagem, sabia que pegar taxi em Amsterdam não era um bom negócio financeiro, pois as tarifas são muito altas. Continuamos tendo mais duas opções Trem e Tran. E foi por este caminho que seguimos.
O serviço de informação turística funcionou legal. A não ser por chegarmos depois da 6hs da tarde e nesta hora o ponto de informação de alguns lugares já estava fechado.
Pegamos um trem que nos levou do aeroporto para a Centraal Station e de lá fomos de tran até nosso hotel. No inicio você fica meio assustado com toda a movimentação de bicicletas, tran, carros, motos e uma multidão de pessoas, masssss logo você acostuma. E não vá esperando encontrar um pessoal muito lisonjeiro. Os holandeses são mais ríspidos, mas mesmo assim não deixam de ser receptivos.
Nosso hotel ficava bem próximo a Rembrandtplein e de frente para o rio Amstel, uma bela vista. E indicamos com louvor o hotel Eden, pela localização, acomodação e atendimento.
Como chegamos a noite nosso primeiro ponto turístico a ser visitado foi um restaurante...rsrsrs, chamado Szmulewicz, na Rembrandtplein. Muito agradável e com uma comida muito boa, o único detalhe é que uma taça de vinho é na verdade meia taça, o copo de uísque era meio copo e uma garrafa de refri era meia garrafa. Todas as bebidas que pedimos eram reduzidas pela metade com o preço de uma inteira... Bem, mas mesmo assim foi muito bom. Fomos muito bem atendidos e a comida deliciosa!

Nosso segundo dia começou pelo Rijksmuseum, só o prédio já é um espetáculo arquitetônico. Reserva artes de muitos artistas como: Rembrandt, Vermeer e não poderia deixar de citar Frans Post com seu quadro intitulado “View of Olinda” de 1662. Frans pintou com detalhes sobre a atração dos holandeses pelas plantações de açúcar em Pernambuco e fez questão de ressaltar em sua pintura os animais como tamanduá, preguiça e tatu. Realmente uma obra prima. Rikjsmuseum é o maior museu de arte da Holanda e com certeza vale muito a pena. Mas além de apreciar as belas artes, também vivemos momentos de aventura dentro do museu, pois enquanto estávamos admirando os quadros, o alarme de evacuação soou anunciando (primeiro em holandês, claro que não entendemos nada, mas depois veio em inglês) que deveríamos com calma deixar o museu. E todo mundo pacientemente foi se dirigindo as saídas de emergência, guiados pelos funcionários. Era uma multidão na rua e até hoje não sei o que realmente aconteceu. Pelo menos fomos avisados de que poderíamos voltar para terminar nosso passeio.
Então partimos para nossa segunda atração, o Van Gogh Museum. São três andares apresentando em ordem cronológica a maior coleção de pinturas do mestre holandês e sua coleção privada de outros artistas.
Os Girassóis... Essa foto foi escondidinha!!!
 Quem não conhece a história sobre Van Gogh precisa conhecer antes de visitar o museu, para entender toda a beleza dos quadros e as suas loucuras. Vicent Willen Van Gogh morreu com 37 anos, depois de ter uma vida marcada por fracassos. Falhou em vários aspectos importantes para o seu mundo, como por exemplo ter vendido apenas um quadro durante toda sua vida. Hoje, valem milhões. Bárbaro!
Ainda no primeiro dia fomos caminhar pelo Vondelpark, que é o parque mais popular de Amsterdam, com 45 hectares. Todo ano são realizados campeonatos de golf e corrida. Além de encontrar muitas atrações no seu interior, como o Filmmuseum (hoje conhecido como Eye Vondelpark) museu com grande acervo de filmes. Depois tem a  t’BlauweTheehuis (Casa Azul de Chá), que pegou fogo nos anos 30 e depois foi reconstruída. Hoje não é mais uma casa de chá e sim um restaurante. Também tem muitas estátuas e um lindo espaço verde para recreação, pic-nic, exercícios físicos e etc.

Terminando o passeio fomos conhecer a Leidsestraat e a Leidseplein. A leidseplein é uma das praças tradicionais e pontos de referência em Amsterdam, assim como a Rembrandtplein, onde assistíamos sempre depois de nosso dia de caminhada aos shows de artistas de rua. Na Leidseplein ocorre o mesmo. Muitos bares, artistas de rua e muita movimentação. Na leidsestraat é onde se pode encontrar as lojinhas de souvenirs e também comidas típicas.
Fizemos tudo a pé e com muita tranquilidade. Claro que no inicio quase fomos atropelados inúmeras vezes por bicicletas. Mas no terceiro dia já foi melhor. rsrsrs
Terminamos nosso segundo dia com um delicioso banho de banheira e uma comida do “Wok to Walk” rede de fast food de comida tailandesa criada em Amsterdam, mas que agora também tem em várias cidades do Brasil. Gostamos bastante, tanto da comida como do rápido preparo da mesma.
No terceiro dia de passeio acordamos com uma chuvinha fraca e um ventinho frio. Esse verão europeu tá acabando com a gente!!! rsrs.
Nosso destino foi passeio de barco pelo canal. Se você tiver realmente a oportunidade de fazer esse passeio, não perca, pois é muito legal. Pode-se apreciar os canais, as casas e o povo de um ângulo diferente do que andando pelas ruas.
Agora para alegria dos homens, Heineken Experience foi nossa segunda parada. Foi um tour muito legal pela fabrica, com direito a cinema 4D e degustação no final. Como disse, os homens adoraram, pois ganhamos cada um uma pulseira com 2 botões que equivaliam a duas bebidas. E como eu e minha sogra não bebemos cerveja eles acabaram ficando com nossos botões. Mas também não conseguiram beber tudo, pois precisavam degustar a bebida e isso leva muito tempo e tínhamos outros planos para depois. Perto da Heineken Experience tem um restaurante só de panquecas chamado Carousel Pancake House. Recomendado pelo tripadvisor, realmente é uma boa pedida.
 Bom, Ajax Arena Amsterdam foi nossa próxima parada. Pra quem não sabe, Ajax é um clube de futebol profissional da Holanda, historicamente um dos clubes mais bem sucedidos do mundo. A arena foi inaugurada em 14 de agosto de 1996 e serve tanto para sediar jogos, como para concertos musicas e grandes eventos. Têm mais de 52 mil lugares e foi o primeiro estádio da Europa a ter o Aeroteto  (teto que abre), demorando apenas 18min para abrir e fechar.
A arena fica um pouco distante do centro de Amsterdam, você precisa pegar um ônibus até a Amstel station e de lá um trem. Mas esse trajeto não demora 30 minutos entre os dois, ônibus e trem. O transporte é muito facilitado em Amsterdam e você consegue se virar muito bem sozinho.
Antes de irmos pro hotel, uma paradinha obrigatória na Häagen-Dazs, OMG!!! Esse lugar é o paraíso dos sorvetes. Totalmente D-E-M-A-I-S. Fechamos os dia restaurante De Maria, também na Rembrandtplein. Se você está com saudades de um churrasquinho, esse é argentino... rsrsrs, mas não deixa de ser bom!!!

Guardarei o nosso último dia para o próximo post, pois quero contar com detalhes nosso passeio pela casa da Anne Frank. Uma verdadeira viagem no tempo!!!

Nos encontramos no próximo post.
Até lá

Os deliciosos queijos Holandeses

Rembrandtplein

Mercado das Flores

Sogros esperando o passeio de barco