segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Londres

Part I
Jantar de despedida de Bristol com os amigos
Zuner e Maria Helena

Receber visita da família é a melhor coisa que existe quando você está far-far-away do seu lar. Ruim é quando chega o dia da despedida, pois você precisa voltar para seu dia a dia.  Então, foi em Londres que terminamos nossos maravilhosos dias de passeio com meus queridos sogros.

Eu descreveria Londres como uma cidade viva, surpreendente, majestosa e arrebatadora. Porém como em toda a Inglaterra, chuvosa!!! Mas com certeza isso não foi um empecilho para nossos passeios. Planejamos um passeio de três dias, e como muitos já sabem, é muito pouco tempo para conhecer tudo (mas algumas coisas muito interessantes podem ser vistas).

Primeira coisa que deve-se aprender é como se virar com o transporte em Londres, que não é muito barato mas que também não é um bicho de sete cabeças. Optamos em andar pela cidade de “Tube”, o famoso underground. Com o mapinha do tube e o mapa da cidade em mãos, pode-se chegar com tranquilidade em todos os destinos. Achamos muito prático e muito fácil andar de tube em Londres. O transporte público é muito caro (prepare-se psicologicamente para isso). Vale a pena saber que pode-se comprar um ticket para o dia inteiro (one day travelcard) que pode ser usado no tube e nos ônibus que circulam por toda a cidade (pelo valor aproximado 8 pounds). Quanto à hospedagem, ficamos no YHA – Hostel, muito bom diga-se de passagem. Quarto com banheiro, café da manhã variado, bem servido, com um ótimo preço (em relação aos preços de Londres) e muito bem localizado.YHA - Hostel

Como chegamos perto do horário do almoço, fizemos nosso lanche e saímos para o primeiro dia de aventuras. Nossa primeira parada foi no Natural History Museum (Museu da História Natural), com entrada gratuita (exceto quando tem exibições especiais). É um dos melhores museus de História Natural da Europa, e não importa a idade que você tenha, vai amar tudo que encontrar por lá. Há reconstituição de esqueletos, ossos de dinossauros, galeria sobre o corpo humano, galeria com a evolução do planeta e tudo muito repleto de interatividade. Esqueça que você não é mais criança e aperte todos os botões, participe das brincadeiras e aproveite para descobrir coisas novas.

Victoria & Albert Museum, fica quase do lado do museu da Historia Natural. É outro museu gratuito e enorme, tem 6 andares. Você pega o mapa na recepção e BOA SORTE! Chegamos com o horário um pouco curto e não conseguimos nem terminar de ver o primeiro andar, pois o museu fecha as 17:45, e realmente foi uma pena, pois só no primeiro andar já ficamos deslumbrados com tanta riqueza histórica preservada.

Continuamos o passeio rumo à Piccadilly Square. Dizem que é o melhor lugar para começar a explorar Londres. Muitas lojas, muita gente, um chafariz e um grande painel de neon com propagandas. Como sempre, para nós teria que ter um “algo mais” para ser diferente, e foi o que aconteceu. Quando chegamos à Piccadily Square, tinha um movimento inesperado na frente do chafariz, na loja Lillywhites. Tinha polícia armada e uma fita de isolamento na frente e o povo se aglomerando. Quer saber o que aconteceu? Até hoje eu não sei, perguntamos para algumas pessoas, umas diziam que estavam gravando um filme, outras que era assalto, e outras não sabiam de nada, mas estavam ali para assistir. E nós acreditamos em um pouco de cada...hehe

Coluna de Nelson, Trafalgar Square
 De lá fomos para a Trafalgar Square que fica muito pertinho. Apreciamos a Nelson’s Column, cruzamos pela Horse Guards Parade (Cavalaria), parlamento, e então chegamos ao ponto mais cobiçado de Londres: o Big Ben. Além disso, a bela vista para a London Eye, Casa do Parlamento e Abadia de Westminster. Nosso passeio rendeu, e depois de sermos recebidos com chuva, terminamos o dia com um belo entardecer.

Nosso segundo dia nos recebeu com um sol bastante agradável e partimos para nossa visita à National Gallery (só que chegamos muito cedo, pois só abria às 10hs). Resolvemos dar uma volta ao redor e acabamos indo assistir a troca da guarda no Palácio de Buckingham. Ficamos lá na espera (confiando no horário britânico), mas nem na casa da rainha eles respeitam, pois a troca que seria as 11:30 acabou sendo quase ao meio dia. Por pouco não perdemos a troca. Ficamos pensando que não haveria devido ao atraso e resolvemos ir embora, mas antes de chegarmos na esquina pudemos ver que tinham iniciado a cerimônia. Tinha muita gente, claro que não podiam faltar os brasileiros educados (e mal educados!!) que se aglomeravam em frente às grades para assistir ao grande momento. Eu sinceramente esperava mais, mas tudo bem é a casa da rainha.

A Abadia de Westminster é realmente incrível. Praticamente junto ao Parlamento, ela abre de segunda a sábado para visitação. A entrada, um roubo real, 16,00 pounds (com desconto para estudante). Foi erguida no século 8 e alargada no século 11. É o local da coroação dos monarcas britânicos. Durante a visitação você carrega um mapinha e também o áudio que explica com riqueza de detalhes cada acontecimento histórico da Abadia. Lá estão os túmulos de 17 monarcas, como o da Rainha Elizabeth I e sua irmã Maria Tudor, as quais estão enterradas juntas com o dizer no túmulo: “Parceiras no trono e na sepultura, descansamos aqui duas irmãs, Elizabeth e Mary, na esperança da ressurreição”. Também o túmulo da Rainha Católica da Escócia Mary Stuart, prima e rival da Rainha Elizabeth I, a qual mandou aprisionar e depois decapitar em 1587. Desde a fundação a abadia foi projetada para receber o túmulo do rei Edward, o Confessor. Posteriormente, passou por reformas e hoje é um grande mausoléu nacional com mais de 3000 túmulos. Personalidades britânicas de diferentes áreas de atuação estão enterrados lá, entre eles os cientistas Charles Darwin, Isaac Newton e o romancista Charles Dickens. Outros ingleses de prestígio receberam monumentos de memória, como os poetas William Shakespeare e Lewis Carrol, e os ex-primeiro ministro Winston Churcill. Também sediou grandes eventos como: A coroação da rainha Elizabeth II em 1953, a primeira a ser transmitida pela televisão. Os casamentos da Princesa Anne com Mark Phillips, em 1973, do príncipe Andrew com Sarah Ferguson, em 1986 e do príncipe William e a duquesa de Cambridge Catherine Elizabeth em 2011. E em 1997, um ano após o divorcio da Lady Di e o príncipe Charles, ocorreu sob forte comoção o funeral da princesa Daiana, que depois foi enterrada em uma propriedade paterna em Northamptonshire.

A visita à Abadia dura no mínimo umas 2hs, e pode-se ainda presenciar um dos momentos de oração, que são realizados de 1 em 1h. Realmente muito bonito!

Em frente a Galeria Nacional
Mas ainda tínhamos muitas coisas a fazer, o Big Ben estava andando. Fomos então começar nossa visita pela National Gallery. Bem, o que dizer: uma das maiores galerias de arte do mundo, em todos os sentidos. Apresenta obras dos séculos XIII ao XX. Com trabalhos dos principais mestres da pintura, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Monet, Rembrandt, Van Gogh, entre outros. São 46 salas de exposição, com 6 níveis de acesso. Todas as grandes pinturas da Europa ocidental se encontram representadas nas coleções, com vários artistas desde italianos dos finais da Idade Média à Renascença até os Impressionistas franceses. É outro lugar que é necessário no mínimo umas 4hs para conseguir admirar cada arte. Os museus e galerias de Londres merecem um tempo maior de apreciação, pois assim como a cidade, eles também são grandes e ricos em histórias, merecem cada minuto de contemplação.

Termino esse primeiro post sobre Londres, mas voltarei contando muito mais sobre nosso último programa da noite do segundo dia, o jogo da seleção brasileira contra Gana e muito mais.

Até breve

Casa do Parlamento

Big Ben

London Eye

Casa da guarda (cavalaria)

Palácio de Buckingham

Abadia de Westminster

O beijo dos noivos... hauhau

Contagem regressiva para os jogos olímpicos